O projeto

Memória Rocinha é um projeto desenvolvido em parceria pelo Instituto Moreira Salles (IMS) e o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha, com o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos de transformação daquela paisagem social e urbana e do seu entorno ao longo de mais de um século de história. Desde 2014, profissionais das duas instituições compartilham informações e constroem conhecimentos numa espécie de laboratório de pesquisa-ação. Com o auxílio do acervo fotográfico do IMS, a equipe foi a campo para conectar Pontos de Vista entre passado e presente, produzindo novas fotografias e registrando em vídeo-relatos dos moradores e frequentadores. Este site está aberto à participação dos moradores: por meio da galeria e do mapa colaborativo, Memória Rocinha incorpora novas fotografias, vídeos e narrativas sobre as identidades e as memórias da comunidade — que há tempos luta contra o estigma da violência e da desigualdade social, para inserir-se no espaço, na vida política e na história da cidade.

Um mapa vivo

Mais do que buscar exatidões geográficas, o projeto articula imagens e informações sobre as origens da Rocinha, suas transformações, suas formas de ocupação e sua identidade comunitária. O mapa foi produzido com recursos de alta precisão em georreferenciamento, permitindo associar fotografias antigas e atuais a localidades e pontos de vista específicos no território. Mas ele é feito, principalmente, de memórias pessoais e coletivas, de relações de afeto que são, por natureza, fluidas e diversificadas. Ao exercício de verificação sobrepõe-se o exercício de imaginação. E assim o mapa ganha vida, projetando a Rocinha como a comunidade vibrante que é. Nas falas dos moradores estão presentes as constantes ameaças de remoção, a precariedade da infraestrutura urbana, a escassez dos serviços públicos. Mas também a casa da Michele, o ponto de ônibus do Seu Pedro, a laje do Seu Carlinhos. E, sobretudo, a maneira como cada um deles encontra seu lugar e seus sentidos nesse território complexo e fascinante.

Bibliografia Selecionada

ALVES, Ronaldo. O bandido e outras histórias da Rocinha. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.

ANDRADE, Luciana da Silva. Espaço Público e Favelas: Uma análise da dimensão pública dos espaços coletivos não edificados na Rocinha. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGG, 2002. (Tese de Doutorado).

CARVALHO FILHO, Silvio de Almeida. A Favela da Rocinha: a memória de velhos e velhas na luta contra a vulnerabilidade social (1930-1993). Acesse aqui.

COUTINHO, Davison. Um olhar sobre a produção cultural na Rocinha. Rio de Janeiro: Minister, 2013.

FUNDAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS BENTO RUBIÃO. Direito à Moradia na Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zit Gráfica, 2010.

LEITÃO, Gerônimo. Dos barracos de madeira aos prédios de quitinetes: Uma análise do processo de produção da moradia na favela da Rocinha, ao longo de cinqüenta anos. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGG, 2004. (Tese de Doutorado).

_________. Desafios no processo de urbanização de grandes favelas: o caso da Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFF/PPGAU, 2004.

MEDEIROS, Bianca Freire-Medeiros. A favela que se vê é a favela que se vende. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais-vol 22, nº 65, São Paulo, out. 2007.

MENEZES, Palloma Valle. Quando a favela se torna museu: reflexões sobre os processos de patrimonialização e construção de uma favela carioca como destino turístico. In: Anais do V Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, Caxias do Sul, jun. 2008.

PEREIRA DA SILVA, Maria Laís. Favelas Cariocas. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004. POLIDORI, Robert. Rio. São Paulo: IMS / Göttingen: Steidl, 2015.

SEGALA, Lygia. O Riscado do Balão Japonês: trabalho comunitário na Rocinha (1977-1982). Rio de Janeiro: UFRJ/PPGAS-Museu Nacional, 1991. (Dissertação de Mestrado).

____________. e FERREIRA, Tania e UNIÃO PRÓ-MELHORAMENTOS DOS MORADORES DA ROCINHA (org). Varal de Lembranças: histórias da Rocinha. Rio de Janeiro: Editora Tempo e Presença/SEC/MEC/FNDE, 1983.

____________. e FIRMINO, Antonio Carlos. Memória Social, museu e trabalho comunitário na Rocinha. Cultura e extensão universitária: A democratização do conhecimento. São João Del Rei: Malta, 2010.

____________. (org) Museu comunitário, performance memorial e disputas políticas: o caso do Sankofa Museu na Rocinha, região metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Laboep/ FEUFF, 2013.

SHLUGER, Ephim. Saneamento básico para as favelas: projeto da Rua 3 - Rocinha. Rio de Janeiro: SMD/UNICEF, 1981.

SOARES, Priscila et al. Rocinha, uma breve história no tempo. Análise dos processos de formação e transformação do bairro. Florianópolis: Anais dos Encontros Nacionais da ANPUR, 2013.

TOLEDO, Luiz Carlos Toledo et al. Repensando as habitações de interesse social. Rio de Janeiro: Letra Capital: FINEP; Brasília: CNPQ, 2014.

TROINA, Marat. (org) Rocinha: plano de desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2012.

Filmografia Selecionada

Circuito da Gávea, TV Globo (2011) Em busca de um lugar comum, Felippe Schultz Mussel (2012) Notícias de uma guerra particular, João Moreira Salles e Kátia Lund (1999) O Rio que os brasileiros nunca viram, série O Rio por Eles, TV Globo (2015) Rebel Architecture - The pedreiro and the master planner, Al Jazeera English (2014) Rio da minha infância - Rocinha, TV PUC-Rio (2015) Rocinha Brasil 77, Sérgio Peo (1977) Todo mapa tem um discurso, de Francie Albernaz e Thaís Inácio (2013) Transformações da Paisagem, série O Rio por Eles, TV Globo (2015)
compartilhe